segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Associação de Profissionais de Turismo de Portugal

A Associação de Profissionais de Turismo de Portugal - APTP - foi criada no dia 01 de Junho de 2007, para colmatar a inexistência de uma estrutura associativa desta natureza representando assim todos os profissionais do sector, contando já com cerca de 200 associados.
Os grandes objectivos gerais traçados para a actuação desta associação passam pela valorização do profissional de turismo e a defesa dos seus interesses, assim como pela promoção e dignificação das carreiras profissionais do sector. Em declarações ao jornal "Público", Agostinho Peixoto presidente da APTP, declarou ainda que o "objectivo estratégico da APTP é a criação da Ordem dos Profissionais de Turismo de Portugal".

Os associados podem ser de duas tipologias: os efectivos e os aliados. Na primeira categoria, inserem-se os profissionais que detêm formação curricular, profissional e superior específica na área do turismo, e os profissionais que, embora não tendo formação específica, exercem actividade no sector há pelo menos dois anos. Os associados aliados podem ser os estudantes do ensino curricular, profissional e superior (passando a associado efectivo após o terminus da formação), e os restantes profissionais que não preencham os requisitos anteriores mas que intervêm no sector.

A APTP, sedeada em Braga, pretende oferecer ainda formação complementar, aconselhamento legal, bolsas de estudo e investigação, uma bolsa de emprego e uma bolsa de formadores em turismo.

Numa altura em que se refere o turismo como sendo uma das grandes apostas do país, não nos devemos esquecer dos profissionais que lhe dão a cara em prol do Turismo de Portugal e criam a imagem de boas vindas ao nosso país... As primeiras impressões e os primeiros contactos com a população do destino que visitamos são as que nos marcam mais, quer seja pela positiva ou pela negativa. Estes recursos humanos podem marcar a diferença entre ser bem atendido, ser acolhedor, ser profissional, ser simpático, ser prestável, ser eficiente... Os profissionais do sector turístico têm de ser valorizados e a sua importância para o sucesso do sector reconhecida.
Esperamos que a criação desta associação seja o primeiro passo no sentido de uma maior consciencialização da necessidade de valorização dos recursos humanos que trabalham no turismo, para que todos possamos desempenhar as nossas funções com a dignidade e respeito que merecemos, mantendo o orgulho na profissão e o profissionalismo que nos caracteriza.