quinta-feira, 16 de abril de 2009

Empreendimentos Turísticos - Isenção de taxas de reconversão

No seguimento do novo Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos, os respectivos promotores deveriam pagar uma taxa ao Turismo de Portugal, i.p. para as auditorias de reconversão dos empreendimentos (que variava consoante a tipologia do mesmo e poderia atingir os 2000 €).

Perante a actual conjuntura económica, e sendo o processo de reconversão obrigatório devido ao novo enquadramento legal que extingue algumas tipologias e define novos critérios de classificação, o SET assinou um despacho no qual isenta os promotores do pagamento dessa mesma taxa.

Esta medida aplica-se a todos os empreendimentos turísticos que se submetam à reconversão até Abril de 2010. As auditorias de reconversão estão sob a alçada exclusiva do TP, sendo que ao que a Publituris conseguiu apurar, "o Governo está prestes a publicar uma uma portaria na qual é permitida a acreditação de empresas, consultoras e associações empresariais para a realização das auditorias necessárias à conclusão do processo de reconversão".

Parque Temático KidZania


No próximo dia 7 de Maio abre o novo parque temático KidZania, no centro comercial Dolce Vita na Amadora, num espaço com 6500 metros quadrados, aliando o entretenimento à educação, ou o que é vulgarmente chamado de "edutainment".


O conceito envolve uma cidade em ponto pequeno para que as crianças possam brincar aos adultos. O parque temático contém «réplicas dos estabelecimentos mais representativos de uma cidade onde as crianças podem ter contacto e desempenhar uma das mais de 60 profissões ali existentes. Fazer o check-in no aeroporto, efectuar uma cirurgia na sala de operações, trabalhar como bombeiro ou Polícia, tirar a carta de condução e conduzir um carro no circuito automóvel, ser jornalista de rádio, jornal ou televisão, ser actor numa peça de teatro abrir conta num banco e fazer a sua própria poupança são apenas algumas das experiências únicas ao alcance de qualquer pequeno visitante», explica a promotora do parque, a Chamartín (empresa imobiliária), em comunicado.


Este parque temático representa um investimento de 15 milhões de euros, estimando-se cerca de 350 mil visitantes no primeiro ano e o objectivo de 500 mil por ano até 2012. Este é o primeiro parque Kidzania na Europa. O primeiro teve origem na Cidade do México em 1999 (onde acolhe 800mil visitantes por ano) e já existem parques no Japão e na Indonésia.


Os bilhetes rondarão os 18 euros para crianças e 10 euros para adultos.


Mais informações em http://www.kidzania.pt/